Prevenindo o AVC

O risco mais comum para as pessoas com fibrilação atrial (FA) é formar coágulos sanguíneos no coração. Isto torna muito importante para o seu médico diagnosticar a FA e decidir se você precisa de medicação e tratamento . A FA precisa ser tratada conforme os seus sintomas.

FA em si não é risco de vida. No entanto, se deixados sem tratamento, os efeitos secundários de FA pode ser potencialmente fatal. Na FA torna mais difícil para o átrio (câmaras superiores do coração), bombear o sangue para os ventrículos (câmaras inferiores do coração).

Com o sangue em movimento mais lentamente isso pode formar uma piscina, sendo mais susceptível de formar coágulos. Cerca de 20% das pessoas que têm um acidente vascular cerebral também têm fibrilação atrial. O risco da FA aumenta com fatores como doenças cardíacas, pressão alta e coração aumentado.

O risco de AVC

Ao formar os coágulos de sangue no coração, eles podem viajar em qualquer parte do corpo. Como esses coágulos viajam através do corpo, eles ficam presos nas artérias e pode parar o fluxo de sangue nesses artérias. Órgãos importantes podem ser danificados ou parar de trabalhar por causa do fluxo sanguíneo bloqueado. Se formar um coágulo de sangue e viajar para o cérebro, pode causar um acidente vascular cerebral.

FA aumenta o risco de acidente vascular cerebral em 500%. Isto torna muito importante para o seu medico diagnosticar FA e decidir se você precisa de ser tratada. A FA precisa ser tratada mesmo que não esteja tendo nenhum sintoma.

risco de AVC

Um coágulo de sangue pode interromper o fluxo sanguíneo para o cérebro e provocar um acidente vascular cerebral

O seu médico pode perguntar sobre o seu histórico médico completo para descobrir se a sua FA aumenta o seu risco de ter derrame. Estas perguntas podem incluir:

• Outras condições médicas tais como a hipertensão, diabetes ou insuficiência cardíaca;
  • Doenças que você teve no passado;
  • Quaisquer cirurgias ou procedimentos que você fez;
  • Vacinas e imunizações;
  • Passado de ossos quebrados, acidentes de carro ou lesões.

Prevenindo o AVC

Se você tem um risco aumentado de um acidente vascular cerebral, o médico pode pedir-lhe para começar a terapia de anti coagulação. Isto significa que você estaria tomando um medicamento que torna mais difícil para o sangue coagular. Alguns pacientes com FA são indicados a tomar aspirina para diluir o sangue. Outros podem ser indicados a tomar medicamentos de nominados anticoagulantes ou sangue-diluentes. Os sangue-diluentes mais comuns são a Varfarina ou Dabigatran.

Uso de medicação para diluir seu sangue aumenta o risco de hemorragia. O seu médico deve pesar cuidadosamente os riscos e benefícios de você tomar sangue-diluentes. Em outras palavras, o seu médico deve decidir se o risco de um acidente vascular cerebral da sua FA é pior do que o risco de hemorragia grave por tomar o medicamento para afinar o sangue. A boa notícia é que a pesquisa foi feita sobre esta questão. Com base nesta pesquisa, ferramenta foram criadas para ajudar o seu médico “pontuar” os fatores de risco. Esta pontuação irá determinar se você precisa de terapia de anticoagulação e se o fizer, que tipo de terapia irá funcionar melhor para você.

Se você começar a tomar sangue-diluentes, é importante que você tome a quantidade correta. Você precisa ter o seu nível sanguíneos verificado regularmente para se certificar de que seu sangue está diluído até o nível adequado. Se você tomar muito, você corre o risco de começar a sangrar. Se você não tomar o suficiente, você ainda está em risco de obter um coágulo de sangue.

Medicações que afinam o sangue não funcionam da mesma forma para todas as pessoas. Muitos fatores, incluindo outros medicamentos que você toma e sua dieta, pode afetar a forma como a tua vai funcionar para você. alguns tipos de alimento pode causar determinados diluentes de sangue a ser menos eficaz. Os alimentos que podem provocar uma interação são normalmente verdes, vegetais e alimentos ricos em vitamina K. Como com qualquer tratamento medico, existem riscos e efeitos colaterais. Os pacientes devem discuti-los com o seu médico antes de iniciar uma terapia de afinamento do sangue.

Os Sintomas de Resposta ao AVC

Se você ou alguém que você conhece sofre qualquer um dos seguintes sintomas de AVC, ligue para 192 imediatamente:

• Dormência súbita ou fraqueza da face, braço ou perna, especialmente em no lado do corpo;
  • Confusão súbita, falar em problemas ou compreensão;
  • Dificuldade súbita vendo em um ou ambos os olhos;
  • Súbita dificuldade para andar, tonturas, perda de equilíbrio ou coordenação;
  • Dor de cabeça forte súbita sem causa conhecida.

Ação F.B.F.T.

Face

Peça para a pessoa sorrir.
Um dos lados da face caem?

Braços

Peca para a pessoa levantar os dois braços ao mesmo tempo.
Deriva para baixo?

Fala

Peca para pessoa repetir uma frase simples.
As palavras estão arrastadas? Ele pode repetir a frase corretamente?

Tempo

Se a pessoa apresentar qualquer um desses sintomas, o tempo é importante.
Ligue 192 ou leve para o hospital rapidamente.
As células do cérebro estão morrendo.

Utilize este teste simples para ajudar a identificar os sintomas e responder adequadamente!

Observe o tempo que você apresentou seus primeiros sintomas. Esta informação é importante para a equipe de emergência e podem afetar as decisões de tratamento.

Perguntas sobre risco do AVC para seu Médico

Se você tiver sido diagnosticado com FA, é importante conversar com seu médico sobre a forma de reduzir o seu risco de AVC. Aqui estão algumas sugestões:

• Com base na minha história médica e outros problemas médicos, o que é o meu nível de risco de ter derrame?
  • Como posso controlar melhor minha FA e outros fatores de risco para acidente vascular cerebral?
  • Será que algum de meus medicamentos podem interagir negativamente com o meu tratamento para FA?
  • No caso em que eu ou alguém reconhecer alguém que pode estar tendo um derrame, onde posso encontrar um centro de AVC certificado em minha comunidade?